É imprescindível escolher o melhor gado leiteiro para o sucesso do seu rebanho, confira as nossas dicas para não errar na hora da escolha.
Escolher um bom gado leiteiro é uma etapa muito importante na hora de montar o seu rebanho, pois existem características que são essenciais e determinantes para a criação de gado leiteiro, é indispensável que seu gado seja produtivo, fértil e tenha boa rusticidade, principalmente para se adaptar bem ao clima do nosso país, não é mesmo?
Pensando em como ajudar você que quer começar a sua criação de gado, reunimos dicas básicas, mas que são muito importantes para você ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Confira nosso post até o fim e não se esqueça de comentar falando o que achou ou se você tem alguma dica para sugerir.
Escolhendo o seu gado leiteiro
Antes de entrarmos nas nossas dicas em si, é importante entender o que você está procurando exatamente, pois é possível comprar vacas leiteiras que sejam boas matrizes e produtoras, touros para fazer a monta com suas vacas ou até sêmen para fazer a inseminação artificial, dispensando a manutenção com touros.
Cada um desses grupos tem critérios específicos para fazer a escolha, por isso vamos dividir esse post em três partes. A primeira para te ajudar a encontrar a melhor vaca leiteira, a segunda para te ajudar a encontrar bons touros para monta e a última para entender como escolher os melhores sêmens para a inseminação artificial. Vamos começar?
Como escolher a melhor vaca leiteira
Para escolher a melhor vaca, temos que levar em consideração o seu valor genético que pode ser feito observando o registro da própria vaca e seus parentes, uma ótima forma de selecionar as melhores matrizes futuras e também sobre a sua capacidade mais provável de produção para conseguirmos ter uma média de quantos litros de leite ela pode produzir em suas lactações futuras.
Quando for escolher a sua matriz, observe os seguintes pontos:
- Quanto ela pode produzir de leite
- Qual a porcentagem de gordura e proteína;
- Qual a sua conversão alimentar;
- Como é a formação do úbere
- Se ela possui uma vida produtiva longa;
- Ausência de problemas reprodutivos;
- Formação dos cascos.
Mas essas não são as únicas características que você deve observar, a raça também é um fator fundamental, pois a partir disso você pode mensurar a rusticidade, capacidade corporal, probabilidade do primeiro parto e intervalo entre partos. Não se esqueça de observar a qualidade do seu pasto, isto é decisório para escolher a melhor raça para a sua vaca leiteira.
Agora que já te ajudamos a escolher a sua matriz, é a hora de escolher entre fazer a monta de suas vacas ou inseminá-las artificialmente. As duas formas trazem seus benefícios, vamos conferir?
Escolhendo touros para monta
O primeiro ponto para escolher o melhor touro é a escolha da raça. Assim como falamos na hora de escolher sua matriz, esse também é um ponto importante na hora de escolher o seu touro, pois sua matriz e seu touro precisam ser da mesma raça. é claro que é possível que eles sejam de raças diferentes, mas não recomendamos que você comece com o cruzamento de raças, pois isso requer mais investimento e vai demorar mais tempo para ter retorno.
Depois de escolher a raça mais adequada para sua pastagem, é hora de escolher onde você deseja fazer a compra. Atualmente, existem três formas: em leilões, feiras ou diretamente com o proprietário. Cada uma dessas modalidades tem seus pontos positivos e negativos. Se você optar por comprar em leilões pode conseguir preços mais competitivos, mas não terá a oportunidade de conhecer o proprietário e a forragem.
Nas feiras você pode conhecer o proprietário, mas dificilmente vai conseguir conhecer a propriedade. Agora, se você escolher comprar diretamente com o proprietário, pode analisar melhor o seu rebanho e a propriedade, além de ter a chance de negociar os preços, mas tenha consciência de quanto pode investir na compra e estipule o valor máximo antes de sair de casa.
Se você escolher entre comprar diretamente com o proprietário, terá a chance de analisar de perto as características dos animais, como a pelagem, o peso, o comportamento, o casco e mais características para avaliar a saúde e bem-estar do animal. Essa análise te deixará mais tranquilo para fazer a negociação.
Agora que você já escolheu o seu touro, tem que ter consciência de que ainda é necessário estabelecer a estação de monta. Ao criar uma estação de monta você escolhe um período específico que vai te ajudar a ter maior controle sobre os nascimentos para identificar com mais facilidade os melhores animais ou os que possuem problemas reprodutivos.
Como escolher o sêmen para a inseminação artificial
A inseminação artificial é um recurso utilizado por criadores que querem diminuir seus custos para não ter a necessidade de manter um touro em sua propriedade, mas é comum ter dificuldade na hora de escolher o sêmen que seja capaz de melhorar a produção e produtividade do seu rebanho.
Para escolher o melhor sêmen para inseminação de suas matrizes, é importante que você esteja atento a quatro informações disponíveis nos catálogos (ou sumários) dos touros provados:
- Herdabilidade;
- PTA;
- STA;
- Confiabilidade.
Vamos te ajudar a compreender cada um desses itens.
- Herdabilidade
Como o nome mesmo sugere, este item indica o quanto as filhas podem herdar de seus pais. Quanto maiores forem os números significa que mais as características podem ser melhoradas. Esteja atento às características que você deseja ou até as características que você quer melhorar em seu rebanho.
- PTA
O PTA também pode ser conhecido por DEP e indica o mérito genético do touro. Para a produção leiteira especificamente ele informa a média que as filhas podem produzir durante toda a lactação. Uma coisa muito interessante de se observar é que se a herdabilidade for baixa, o PTA é o melhor indicador para a sua escolha.
- STA
Já o STA serve para indicar as características de tipo e temperamento de cada animal e os criadores usam essa informação normalmente para melhorar as características do seu rebanho. Você também pode encontrar o STA com o nome de STA e ele é representado por linhas, quanto menor o comprimento da linha, mais você pode confiar nos valores.
- Confiabilidade
Talvez o item mais fácil de ler em um catálogo (ou sumário) de touros é a confiabilidade. Veja que sempre depois do PTA você vai encontrar a palavra CONF, que é a sigla para confiabilidade. O valor máximo de CONF é 1,00 que é igual a 100%, ou seja, quanto mais próximo de 1,00, maior é a garantia do valor do PTA.
Agora chegou a hora de dar a resposta para a grande pergunta: como escolher o melhor touro para inseminar suas vacas?
Antes de escolher o melhor touro, você precisa considerar as características das suas vacas que você quer melhorar. Por exemplo, se você quer melhorar a produção de leite, escolha touros que vão te ajudar nisso, ou se você quer melhorar a largura do úbere, escolha sêmens que vão te dar úberes mais largos e assim por diante.
A verdade é que não existe o gado perfeito, mas se você souber escolher corretamente, pode encontrar os melhores gados que atendam às suas necessidades e que te ajudem a melhorar o seu rebanho cada vez mais.
Esperamos ter te ajudado, boa sorte na escolha do seu gado leiteiro e até breve!